Escolas do sistema estadual de ensino e da rede municipal em Timbiras realizaram, nesta terça-feira (06/06), as provas da primeira fase da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017. A novidade é que este ano, alunos da rede particular de ensino puderam também participar. Os alunos classificados nessa etapa farão a 2ª fase, discursiva, marcada para 16 de setembro.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e parceria das Secretarias de Educação. O objetivo da Olimpíada, entre outros, é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
As provas têm 20 questões objetivas de múltipla escolha e são aplicadas pelas próprias escolas, para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os estudantes são divididos em três níveis: 6º e 7º anos; 8º e 9º anos; e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. A correção é feita pelos professores da escola onde a avaliação foi realizada, seguindo as instruções do gabarito elaborado pela SBM/IMPA.
A OBMEP vai continuar a dar o mesmo número de premiações a alunos de escolas públicas que nas edições anteriores (500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas), e também premiará estudantes de escolas particulares (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas).
Os professores serão premiados com placas de homenagem e coleção de livros e outros prêmios vinculados aos estudantes premiados. Já as escolas receberão: kit de material esportivo; livros e outros. As secretarias de Educação recebem troféus e outros.
Fonte: Oi Timba






