Auditores da Controladoria-Geral da União – CGU – estão nas cidades maranhenses de Timon, Chapadinha e Peri Mirim fiscalizando suspeitas de irregularidades no cadastro das família compostas por apenas um integrante do CadÚnico.
O Cadastro Único – CadÚnico – é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita.
Em Timon, Chapadinha, Peri Mirim e mais outros 57 municípios no Brasil foram encontradas suspeitas de irregularidades no CadÚnico. As informações do Cadastro Único são utilizadas para pagamentos de benefícios federais, entre eles o Bolsa Família.
Timon, Chapadinha e Peri Mirim entraram na fiscalização em consideração critérios de quantidade de beneficiários inscritos no CadÚnico e a proporção das famílias unipessoais.
Em Timon a fiscalização da CGU está visitando os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e as famílias que estão cadastradas no CadÚnico.
Fonte: Blog dos Cocais