Quatro instituições de ensino superior com cursos de medicina no Maranhão estão entre as que serão punidas pelo Ministério da Educação (MEC) após desempenho considerado insatisfatório no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Entre elas, chama atenção a Universidade CEUMA (Uniceuma), que teve dois cursos avaliados em São Luís e Imperatriz ambos com nota 2, faixa considerada insuficiente pelo MEC.
Ao todo, 351 cursos de medicina foram avaliados em todo o país, e cerca de 30% ficaram na zona de desempenho insatisfatório.
No Maranhão, dos oito cursos analisados, quatro receberam nota 2 e passam a sofrer sanções que podem incluir redução ou suspensão de vagas, além do bloqueio do acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a outros programas federais.
Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (19), em Brasília, e, segundo o MEC, a medida tem como objetivo assegurar a qualidade da formação médica e proteger a população que será atendida pelos futuros profissionais.
Fonte: Weberth Saraiva

