Codó reúne 17 municípios na 3ª Conferência Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário dos Cocais

Na última quarta-feira (24), Codó foi palco da 3ª Conferência Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário dos Cocais, realizada no Auditório da UIME Estevam Ângelo de Sousa, no bairro São Sebastião. O encontro reuniu representantes de diversos municípios da região e promoveu um amplo espaço de debate sobre o fortalecimento da agricultura familiar e o futuro sustentável do Território dos Cocais.

O evento aconteceu durante todo o dia, das 8h às 17h, e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC, do Secretário de Agricultura Pedro Belo, do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SINCODÓ), Iedo Barros, dentre outras autoridades. O encontro teve a participação de representantes de Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti Bravo, Caxias, Coroatá, Timbiras, Coelho Neto, Duque Bacelar, Fortuna, Parnarama, Peritoró, Senador Alexandre Costa, Timon, Lagoa do Mato, Matões e São João do Sóter, além de Codó, município sede.

“Gostaria de parabenizar o nosso prefeito Chiquinho FC, o Secretário de Agricultura Pedro Belo e todos os envolvidos por este importantíssimo evento, organizado pelo Conselho do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Codó, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, que conseguiu reunir representantes de 17 municípios e garantiu a inclusão de associações de produtores, trabalhadores rurais e demais atores que atuam no setor produtivo da região”, ressaltou o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros.

Durante os debates, foram discutidas políticas públicas, estratégias de inovação, sustentabilidade e solidariedade, buscando integrar comunidades rurais, fortalecer a geração de renda, ampliar a segurança alimentar e promover a preservação ambiental.
“São 17 municípios aqui presentes aqui em Codó, nossas comunidades quilombolas, ribeirinhas, comunidades extrativistas, todos juntos neste evento. Onde iremos discutir propostas para encaminhar para conferência estadual e posteriormente para conferência federal. Levar as demandas que o homem do campo dessas cidades e pessoas de todo esse setor produtivo têm, e as dificuldades enfrentadas. Discutir com o governo todas essas propostas e as soluções que temos para solucionar todos os desafios. Um trabalho realizado de forma diligente pelo nosso prefeito Chiquinho FC, por meio da SECMAPA, para levar propostas para o fortalecimento da produção, para o uso de tecnologia, para a melhor comercialização dos nossos produtos”, explicou o secretário de agricultura Pedro Belo.

O encontro contou ainda com o apoio do Governo do Maranhão, da SAF, da SAGRIMA e de instituições parceiras que atuam no desenvolvimento rural. Aberta ao público, a conferência se consolidou como um espaço de participação democrática, reunindo agricultores, lideranças comunitárias, gestores públicos e a sociedade civil em torno de um objetivo comum: o fortalecimento do campo e o futuro sustentável do Território dos Cocais.
“É um encontro muito importante, reunindo representantes de diversos município de toda nossa região dos cocais. Um encontro para tratar da produção sustentável, da agricultura familiar, incentivo a produção local e geração de mais emprego e renda. Temos um Maranhão rico de água, rico de recursos naturais, rico de gente e precisamos desenvolver todo esse potencial. Nós temos que entender que nós temos condições, somos bravos e somos fortes”, concluiu o prefeito Chiquinho FC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades