” O JORNALISMO É,ANTES DE TUDO E SOBRETUDO,A PRÁTICA DIÁRIA DA INTELIGÊNCIA E O EXERCÍCIO COTIDIANO DO CARÁTER.”

jornalismo
Imagem Ilustrativa

Foi com muito prazer que criei o blogdodesa. Um espaço dedicado aos codoenses e as pessoas de outras cidades que queiram aqui manifestar o que pensam e o que desejam. Aqui podemos expressar nossos testemunhos sendo eles a favor ou contra a quem quer que seja. Muitas pessoas pensam que ser jornalista é ser apenas um instrumento de pessoas importantes, que utilizam nossa inteligência para galgar algo de mais e, com um certo tempo, com nossos pensamentos expressar seus interesses na TV, no Rádio, ou na Internet. Ser Jornalista não é isso. Ser Jornalista é renunciar à nossa própria vida, amigos, namorada, família, lazer. Nesta profissão não há horários, não há previsões. A qualquer momento surge a notícia.

O QUE TENHO APRENDIDO COM O JORNALISMO?

Muitas manhãs já acordei e fiquei a me perguntar porque quis ser Jornalista? Hoje estou aqui, amanhã posso não está. Além disso, tenho que estar 24 horas dos 365 dias do ano de prontidão, embora na minha casa. Mas a profissão me cobra que eu seja um guardião, pois a notícia acontece sem hora marcada. Acredito que Deus tenha me colocado na profissão certa, até porque não sou daqueles que costuma ver desmando e permanecer no silêncio. Talvez o Jornalismo tenha me ensinado a viver em sociedade, a entender que nem todos gostam de mim, gostam apenas do meu trabalho enquanto eu tiver apto a fazê-lo. Essas são respostas que eu mesmo encontro quando acordo nas manhãs e me pergunto: porque ser jornalista? Ser jornalista requer muitas horas de leitura, livros, jornais, blogs, chamadas de telefone. Requer ouvir as pessoas. Ser Jornalista é falar aquilo que as pessoas querem saber e não aquilo que nós queremos falar.

O BOM PROFSSIONAL É AQUELE QUE INCOMODA.

O bom profissional é dotado de inúmeras qualidades e inúmeros defeitos, mas posso concordar que o bom profissional incomoda bastante. O resto é jornalismo “chapa branca”.Levar a notícia a sério e sem deixar de incomodar os poderosos é dever de um bom jornalista. O bom jornalista agrega e desagrega muita gente. Os que não gostam certamente costumam praticar desmandos, os que gostam acreditam certamente no justo. São aqueles que praticam a moralidade e a sinceridade com o próximo.

NÃO SOU UM PROFISSIONAL QUE VENDO MINHA DIGNIDADE.

Minha profissão é algo que costumo levar muito a sério. Não faço jornalismo por hobby, faço por gostar da profissão. E vejo que por meio dela posso ajudar muita gente. Não vou dizer que sou o dono da verdade, até porque a verdade é algo que sempre aparece mais cedo ou mais tarde. Então, não há necessidade da mentira aparecer, porque a verdade sempre vai prevalecer.

 

2 Responses

  1. Companheiro de Sá concordo com tudo que você descreveu sobre esta importante profissão, pena que na nossa cidade existe uma grande parte de “profissionais da imprensa” que se deixa levar pela vontade de sempre está no poder!! Você é um bom profissional continue assim!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades