Presidente do SINCODÓ participa do evento Líder Cocais e do Encontro das Quebradeiras de Coco no Maranhão

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), Iedo Barros, cumpriu uma agenda intensa na última quinta-feira (25), participando de dois importantes eventos voltados ao desenvolvimento regional e à valorização das comunidades locais.

Pela manhã, Iedo Barros esteve presente no Líder Cocais – A Força de Uma Região, realizado em Codó. O programa, que reúne seis municípios da região (Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Parnarama e Timon), tem como objetivo transformar os Cocais em um dos melhores lugares para empreender, com foco em sustentabilidade, turismo, negócios rurais e qualidade de vida, com metas até 2035.

No dia 25 de setembro, o Sindicato dos Produtores Rurais esteve presente nesse grande trabalho que acontece em Codó junto com a CDL, que é de nome Líder Cocais, a força de uma região. Dentro dos tópicos que estão sendo abrangidos, tem o ambiente de negócio, o turismo, os negócios rurais, e o Sindicato, junto com a FAEMA/Senar, se colocou à disposição em respeito às capacitações. (…) Foi um trabalho extremamente importante, que com certeza vai fortalecer a nossa economia“, destacou Iedo Barros.

Encontro das Quebradeiras de Coco Babaçu em Codó

Já o Encontro das Quebradeiras de Coco Babaçu aconteceu em dois momentos: no dia 24 de setembro em Lago do Junco e, no dia seguinte, em Codó, onde Iedo Barros marcou presença ao lado do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Belo. O evento reuniu comunidades do Mearim e dos Cocais em defesa da Lei do Babaçu Livre, do fortalecimento da agricultura familiar e da luta das mulheres quebradeiras.

Na parte da tarde, participamos e prestigiamos o Encontro das Quebradeiras de Coco, que teve início em Lago do Junco, no dia 24, e em Codó no dia 25. Esse trabalho abrange toda a região do Mearim e dos Cocais, e nós temos dado atenção especial à Associação das Quebradeiras de Coco, através da FAEMA/SENAR e Sindicato. Temos um projeto de horta dentro da sede da Associação, que já apresenta grandes resultados. Também ofertamos cursos de aproveitamento integral do babaçu e diversas capacitações. Hoje, o Sindicato, em parceria com o Senar, oferece mais de 100 cursos gratuitos voltados para agricultura, pecuária e promoção social, sempre levando o slogan do Senar: ensinar a fazer, fazendo“, concluiu Iedo Barros.

Com essas participações, o presidente do SINCODÓ reforça o compromisso da entidade em apoiar o desenvolvimento regional e valorizar as comunidades tradicionais, trabalhando pela integração entre produtores rurais, associações e órgãos parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades