ARTIGO DE MAGNO DIAS: GOLPE MILITAR 50 ANOS

HOMEM DO LEANDRO
Magno Dias

Faz cinquenta anos, mas para muita gente, parece que foi ontem, que a nossa democracia sofreu um terrível golpe.  Desde então foi uma sucessão de cacetadas e punhaladas nas instituições democráticas bem como na cabeça e no coração do povo brasileiro.  Congresso fechado, mandatos cassados, aposentadorias compulsórias, em fim, um série de restrições aos direitos civis e humanos. Milhares de pessoas foram às ruas protestar ou lutar. De alguns daqueles corajosos de outrora,não restou nada. Nem mesmo os corpos para serem enterrados.

Foi um período sombrio protagonizado pelos generais, que sob a justificativa de impedir uma ditadura comunista, criaram eles próprios a ditadura. Entretanto, não foram somente os militares que se beneficiaram com o opróbio e a humilhação da democracia. Houve muitas cabeças que se enfeitaram com os louros da vitória e até formaram um partido político: a Aliança Renovadora Nacional ( ARENA), cujos filiados mais tarde foram para o  PDS e depois para o  PFL. Deste último, muitos migraram para o PSDB no final dos anos 80 e outros fundaram o DEM.

A ditadura acabou,muitos partidos foram extintos, mas ainda existem remanescentes escondidos em outras siglas. O curioso disso tudo é que um dos mais antigos membros da ARENA ( partido da ditadura ), é ninguém menos que o senador José Sarney, hoje aliado do governo petista, que se diz de esquerda. É  meus caros, a política é mesmo controversa.

Por Magno Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades