A população codoense ganhou as ruas na manhã dessa terça-feira, dia 20, para participar da XI Marcha Zumbi dos Palmares. A caminhada celebra o Dia da Consciência Nacional Negra e faz homenagens ao dia de falecimento de Zumbi dos Palmares, líder do mais famoso Quilombo e que lutou pela igualdade entre as raças e a liberdade dos negros no Brasil colônia.
A concentração aconteceu na Praça Palmério Cantanhêde reunindo a comunidade negra de Codó e simpatizantes da cultura afro-descendente. A marcha percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, culminando em um grande encontro da negritude codoense na Praça Ferreira Bayma.
Autoridades e representantes da luta pelos direitos civis do município estavam presentes, como o Comendador da República e Líder Religioso, Mestre Bita do Barão e o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra.
A XI Marcha Zumbi dos Palmares encerra uma semana de atividades dedicadas ao tema, incluindo encontros religiosos de matriz africana, show com grupos culturais de matriz africana, artistas Locais e atração Regional do gênero Afro e visitas às Comunidades Quilombolas. Também foi realizada uma série Rodas de Conversas e diálogos sobre cultura afro brasileira com Lideranças quilombolas, gestores educacionais, professores e alunos da rede municipal e estadual de ensino.
Para o Secretário de Cultura e Igualdade Racial de Codó, Augusto Serra, o evento é uma oportunidade de afirmação e divulgação da cultura afro, além de uma homenagem ao movimento pela igualdade racial em todo o país. “Mais uma vez nos reunimos, em grande público, aqui em Codó para a nona Marcha, o que é uma oportunidade para divulgar a luta pelos direitos do negro no Brasil e de valorização da cultura negra. A melhor maneira de transformar uma sociedade é tornando-a mais igualitária e justa para todos. Temos que respeitar os valores as diferenças de cada comunidade e grupo étnico. E estamos conseguindo manter nossa agenda e honrar nossos compromisso com a sociedade graças aos esforço e o apoio do prefeito Zito Rolim”. Finalizou.
Raphael Fernandes / Ascom-Prefeitura Municipal de Codó