Vários povoados em Grajaú, em um total de 96 residências, em pleno século XX, ainda não possuem energia elétrica. Sem perspectiva, os moradores também ficaram desprovidos de qualquer informação quanto a prazo ou previsão de quando tais ligações elétricas possam vir a ser realizadas.
As residências localizam-se nos povoados de Malvão (10 casas), Severa (06 casas), Boa Viagem (11 casas), Alto (11 casas), Bom Dia (38 casas), Baixão de Areia (08 casas) e o povoado Solta (11 casas).
De acordo com os moradores do município, foram feitas diversas discussões na Câmara de vereadores a respeito. As comunidades também recebem incontáveis visitas de candidatos aos mais diversos cargos eletivos com promessas de resolver o problema.Mas a realidade é totalmente incompatível com a expectativa gerada para as cerca de 500 pessoas desses povoados.
Apegados a tudo o que poderia ser uma esperança, alguns moradores resolveram expor a situação a Ezequiel Latão, liderança política da região, de forma a obter uma informação verídica sobre o assunto. Com uma simples visita à Companhia Energética do Maranhão – CEMAR, Ezequiel Latão conversou com assessores técnicos da empresa. De posse das informações, encaminhouaos povoados de forma imediata, para diminuir a ansiedade das famílias.
A iniciativa, segundo os próprios técnicos da CEMAR, poderia ter sido tomada por qualquer pessoa física ou jurídica, o que demonstra o descaso de todos aqueles que, de alguma forma foram acionados pelas comunidades para resolver o problema. Distantes da zona urbana do município, as famílias desses povoados encontram-se impotentes e necessitadas de organizações e instituições para defendê-las em seus direitos.