Trump se torna 1º ex-presidente dos EUA a ser declarado culpado por crime

Donald Trump se tornou nesta quinta-feira, 30, o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser declarado culpado de um crime na Justiça norte-americana. Um júri em Nova York condenou o republicano pelas acusações de que teria feito pagamentos de campanha ilegais para manter o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels.

A notícia pode complicar os planos de Trump de voltar à Casa Branca. O provável candidato republicano aparece à frente do presidente dos EUA, Joe Biden, na maior parte das pesquisas de intenção de voto para as eleições de novembro. No entanto, várias sondagens já indicaram que o eleitorado estaria mais resistente a apoiá-lo se ele fosse condenado.

“Isso foi uma vergonha, este foi um julgamento manipulado por um juiz com conflito de interesses, que era corrupto”, declarou Trump, que culpou o governo do atual presidente e seu rival na disputa para a Casa Branca, Joe Biden, pelo resultado do julgamento.

A previsão é de que o juiz Juan Merchan emita sua sentença em 11 de julho, mas isso não será impedimento para Trump continuar na corrida eleitoral, já que ao contrário do Brasil, os Estados Unidos não têm uma legislação equiparável à Lei da Ficha Limpa, que veda a participação de candidatos condenados na Justiça.

É aguardar e conferir.

Fonte: blog do Jorge Aragão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades