O umbandista Oscar de Oxalá foi encontrado assassinado na manhã deste domingo em sua residência e templo religioso na rua Sergipe, no bairro Pirajá, na zona Norte de Teresina. O cabo Ademir, da Polícia Militar (PM), afirmou que o corpo de Oscar de Oxalá foi encontrado morto em sua residência e terreiro de umbanda às 6h30.
Segundo ele, o corpo foi encontrado nu e com sinais de violência. O cabo Ademir agredita que Oscar de Oxalá foi assassinado por espancamento. “Provavelmente houve luta corporal”, declarou o cabo Ademir.
Oscar Gomes Filho, de 61 anos. Ivone Brito, sua parentes, disse que Oscar de Oxalá se formou a trinta anos em candomblé em Salvador-BA. O corpo foi encontrado nu com sangue no terreiro Ilê-Ase Opásoro Fagará Xangô Oxum.
O Cabo Ademir, do 9° Batalhão da Polícia Militar disse que o assassinato tem como autor um jovem de 18 anos que estava na casa de Oscar na noite de sábado e saiu de bicicleta, quando foi visto pelos vizinhos.
Segundo ele, o corpo de Oscar de Oxalá estava nu, de bruços e com muito sangue. Ele disse ainda que foi encontrado no andar de cima do terreiro, uma faca quebrada suja de sangue, provavelmente usada para praticar o crime. Eles encontraram uma pá usada para retirar lixo sob seu corpo, isso indica que ele pode ter sido espancado com ela.
“A perícia vai determinar como foi esse assassinato, mas tudo indica que foi a facadas e com uma pá. Aparentemente houve uma discussão no andar de cima do terreiro, e ao tentar fugir, Oscar de Oxalá foi pego e espancado”, disse o Cabo Ademir.
O Cabo Anchieta, do 9° Batalhão da Polícia Militar, afirmou que o assassino de Oscar de Oxalá saiu de seu terreiro conduzindo uma bicicleta que era da irmã do umbandista.
Fonte: Efrém Ribeiro